Símbolo Oficial da Biologia

Símbolo Oficial da Biologia

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

SÍMBOLO OFICIAL DA BIOLOGIA


Símbolo da Biologia

O Símbolo antigo foi criado em 1997 e seu significado é :
“O óvulo estilizado, sendo fecundado, determina o princípio da vida.
O óvulo tem o formato do planeta Terra e também lembra folhas, sugerindo a importância do verde”

Em 2008 o símbolo ganhou uma nova cara…

Começando pela forma que foi utilizada como base para os elementos: o círculo. Na simbologia das formas, representa a união e perfeição, daquilo que começa e acaba em si mesmo. Também representa o movimento, a atividade, reproduzindo a busca por melhores dinâmicas entre as relações dos Biólogos. O azul, usado de forma mais clara no círculo, é uma cor profunda e calma, que a principio, representa a água, mas que também passa a idéia de maturidade. O azul também é a cor da biologia.
A estrutura do DNA traz à tona um elemento sempre presente no cotidiano do profissional da área de biologia. A base de sua estrutura forma um espermatozóide, que fecundando o óvulo (circulo azul) dá origem a uma nova vida, com toda sua complexidade – a essência da profissão do Biólogo.
Fator de grande importância para qualquer ser vivo, sendo a base do estudo dos Biólogos, a natureza é representada pelas folhas na base do círculo. Sua cor, não poderia ser outra, senão o verde, pois é a cor universal para a representação da natureza, passando a idéia de frescor, harmonia e equilíbrio.
A espiral, que se encontra dentro de uma das folhas, é o símbolo da evolução e do progresso. O Biólogo deve sempre buscar novos estudos e pesquisas que possam atualizar seus conhecimentos e acrescentar informações úteis a sua profissão. Esse elemento também possui uma interpretação mais subjetiva, podendo ser traduzido de diferentes formas, como por exemplo, a representação de um caracol ou da asa de uma borboleta, mostrando a interação do Biólogo com a biodiversidade e o Planeta, na busca de sua conservação, manejo e sustentabilidade.
O Símbolo traduz conceitos que envolvem o cotidiano do Biólogo e também a importância da vida para esses profissionais.


Fonte:http://biologado.com.br/?p=43

6 comentários:

  1. Muito legal este blog, principalmente o significado do simbolo do biologo. Sou estudante e vou fazer vestibular para ciencias biologicas, por este motivo estou pesquisando tudo sobre biologia. PARABéNS biologos.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns o Blog esta muito interessante, visitem tbm. vivendoecologia.blogspot.com
    beijinhos galera

    ResponderExcluir
  3. Achei muito interessante o blog!!! Eu curso c.biologicas e estou aqui em busca de mais conhecimentos!!! Amei 💚

    ResponderExcluir
  4. Amei o Blog! Parabéns!
    Estou amando o Curso de Ciências Biológicas!

    ResponderExcluir